Para quem gosta de um pouco mais de emoção na pesca e tem preferência por iscas artificiais, a isca do tipo hélice pode ser uma excelente opção. Ainda mais se a pesca esportiva tiver como objetivo o Tucunaré.
Essa isca tem como principal característica, as hélices que ficam na parte de trás da isca. Elas são formadas por uma ou duas palhetas metálicas, muito semelhante a pequenas hélices.
Em contato com a água elas emitem um ruído que acaba irritando e atraindo os predadores, nem sempre pelo instinto da alimentação. Muitos dos ataques se devem ao som irritante que ela produz, esse som na água pode ser ouvido a grandes distâncias.
Mas vale sempre lembrar que, para se ter resultados mais interessantes e emocionantes na pesca. O pescador precisa dar vida à isca, com movimentos vigorosos que farão a hélice girar atraindo assim os predadores!
Características da isca hélice
Existem alguns modelos desse tipo de isca que também possuem as hélices na parte frontal da isca. Já o tamanho da isca pode variar bastante, existem iscas do tipo hélice, bem pequenas com seis centímetros e outras maiores que chegam a cerca de 25 centímetros.
Essa variação nos tamanhos, é necessária para que o pescador possa estar preparado para as diversas situações que podem encontrar. Permitindo que as iscas se adaptem a pesca em locais como represas, rios e lagos. Sempre que possível, mantenha em sua caixa os mais diversos modelos.
As iscas hélices atualmente podem ser encontradas em versões importadas e nacionais, sendo os fabricantes nacionais como o Turbilhão, Bicuda, Turbilhão, Dr. Hélice e o Turbina Bait Turbo mais utilizadas.
Para pesca de Tucunarés amarelos e azuis, assim como a de Tilápia, a isca hélice mais utilizada é a Torpedo da Heddon.
Nesse modelo de isca a linha mais indicada é do tipo multifilamento e as varas precisam ser de ação rápida por isso a indicação é de varas 5’.6”. Não se esqueça de adequar a carretilha ou o molinete a esse tipo de vara para deixar a pesca ainda mais emocionante.
Como trabalhar a isca de hélice para melhores resultados
Ao contrário do que muitos pescadores pensam, o simples fato de arrastar a isca com fortes puxões na vara, não garante bons resultados. Todos os movimentos precisam ser ajustados e devem ser realizados da maneira correta.
Os movimentos devem ser sempre realizados para baixo ou nas laterais, portanto evite realizar o trabalho para cima. Em casos que a isca esteja a uma grande distância, os movimentos para cima podem até ser realizados.
Antes de colocar a isca na água faça alguns testes para ver se as hélices estão girando livremente e se estão fazendo os ruídos desejados. Caso ela não esteja adequada, utilize um alicate de bico para realizar os ajustes necessários.
Há ainda outro segredo para turbinar essa isca, retire as hélices de outra isca, pegue a hélice maior e de formato diferente e coloque na cabeça da isca. Dessa forma, muda a forma de puxar, inverta também os pitões para que se alinhem ao novo modelo da isca. Não se esqueça de entortar para dentro as pás da hélice, isso gerará mais resistência na água, fazendo ainda mais barulho