Os anzóis são elementos absolutamente essenciais na pescaria, e podem ser bem mais complexos do que você imagina! Existe um anzol ou garatéia específicos para cada finalidade, ambiente ou tipo de peixe, e os pescadores mais experientes se destacam por saber escolher com sutileza os melhores equipamentos em cada situação. Um estojo de pescaria bem equipado conta com opções versáteis e variadas de anzóis e garatéias para não te deixar na mão!
Para disponibilizar os anzóis e garatéias mais populares do mercado de maneira prática e intuitiva, facilitando sua experiência de compra, reunimos todos os nossos melhores produtos em uma categoria exclusiva que conta com uma incrível variedade de opções. Explore já a seleção cuidadosa que a equipe Pesca Gerais preparou pra você!
Anzol: o elemento mais tradicional e variado da pesca!
A tecnologia tem aperfeiçoado a performance e durabilidade dos anzóis a cada dia, tornando-os mais acessíveis e eficientes. Atualmente, a grande maioria é produzida com ligas de aço de carbono, material que recebe tratamentos modernos com raios laser e corrosão química para garantir pontas mais afiadas.
Em relação aos formatos e tamanhos, há uma variedade quase incontável: existem anzóis com curvaturas mais largas para peixes de boca grande, bem como há anzóis bem fechados para bocas menores. As hastes curtas são eficientes para fisgadas rápidas, enquanto as hastes longas funcionam melhor para peixes com dentição forte.
Há modelos específicos para água salgada, confeccionados em aço inoxidável ou ligas de rápida corrosão, usados no sistema de pesque-e-solte de peixes de bico. Outros são específicos para pesque-e-solte, e não possuem farpa para causar menos danos aos peixes. Os anzóis feitos para iscas vivas permitem que a isca fique espetada no anzol sem danos, continuando viva. Não podemos deixar de citar os anzóis pensados para evitar enrosco, chamados de unha de gato, além dos conhecidos como "circle hooks", feitos para evitar fisgar o peixe pela "garganta".
Conhecendo os sistemas de numeração para anzóis
Quanto à numeração do seu anzol, existem dois grandes grupos diferentes: o modelo americano/europeu e o asiático. Os anzóisamericanos (os mais utilizados aqui no Brasil) são numerados em ordem decrescente até o número 1, ou seja, quanto maior o número, menor é o tamanho do anzol. Vale lembrar que o número 01 não é o maior. Depois dele, há anzóis 1/0, 2/0, 3/0, e assim por diante. A partir dos anzóis 1/0, a ordem volta a ser crescente. Isto é: o anzol 1/0 é menor que o anzol 2/0.
Os modelos asiáticos, em contrapartida, são numerados em ordem crescente a partir do 0,5. Até o número 4, são divididos de meio em meio. Depois, de um e um, até o número 20. Quanto maior o número, maior é o anzol.
Garatéias: indispensável na pesca com iscas artificiais
As garatéias são conjuntos de três anzóis unidos em uma só haste. Sua resistência depende da liga metálica com que é produzida. Muitos pescadores costumam trocar as garateias que acompanham as iscas artificiais por outras mais resistentes, principalmente se as iscas forem importadas e, portanto, produzidas para peixes com características de boca e briga diferentes dos peixes brasileiros.
Esses componentes muito úteis também podem ser utilizados com iscas naturais, principalmente na pesca de peixes como a espada e a cavala, com a boca estreita e comprida, difícil de ser fisgada com um só anzol. Em todas as situações, recomendamos que as farpas da garatéia sejam ligeiramente amassadas com o alicate de bico fino, para facilitar a retirada da isca e evitar acidentes.
Quer tirar dúvidas? Conte com a equipe Pesca Gerais!
Surgiram dúvidas sobre os produtos, formas de pagamento, prazos ou procedimentos de entrega? Nossa equipe especializada está pronta para te ajudar! Converse conosco pelo chat, whatsapp, email ou telefone e garanta seus materiais de pesca com qualidade e confiança Pesca Gerais!