Seja no pesqueiro, rio ou mar, a pesca de fundo exige equipamentos especiais e montagens específicas para que sua isca seja eficiente e te permita atingir os melhores resultados. Procurando pela isca de fundo correta? Explore nossa categoria e encontre shads, jigs, colheres, spinners bait, rattlin, soft baits e mais – tudo pelas melhores condições do mercado!
O que diferencia as iscas artificiais de fundo?
Aos que ainda não possuem olhar treinado, as diferenças entre as iscas artificiais de superfície, meia água e pesca de fundo podem parecer sutis, mas são fundamentais para que nadem no nível correto e capturem com a eficiência desejada.
Iscas de superfície não possuem nenhuma barbela – esse formato na parte frontal que, quando rebocada, não sofre pressão da água, fazendo com que a isca tenha um nado mais próximo a superfície da água. Iscas sem barbela, portanto, costumam flutuar ou nadar muito rentes à superfície, entre 3 a 4 centímetros de profundidade.
Seguindo, iscas de meia água são os modelos com barbelas pequenas ou intermediárias. Descem cerca de um a dois metros e também são afundadas pela pressão, se manejadas com o arraste certo. Com algumas adaptações, podem descer ainda mais.
As iscas de fundo, finalmente, são os dispositivos com as maiores barbelas, que podem se projetar por cerca de 4 centímetros. A pressão gerada pela água durante o reboque empurra a isca ao fundo com facilidade, possibilitando a pesca de espécies maiores e mais profundas, a cerca de 3 a 4 metros abaixo da superfície.
De maneira geral, iscas de fundo costumam ser maiores em sua extensão total, com guizos barulhentos que chamam a atenção de peixes predadores. Aposte nelas, faça uma montagem ideal para a espécie e ambiente específicos e boa pescaria!
Outros tipos de iscas para profundidade
A maioria das iscas artificiais de grande versatilidade pode ser usada em pesca de fundo – basta certa habilidade no arremesso e recolhimento. Veja só o que você também encontra em nossa categoria:
Colher: a colher é uma isca achatada produzida em metal, perfeita para pesca em ambientes de muita vegetação. Ideal para espécies predadoras como o peixe dourado, cachorra, piranha e outros, e por isso é considerada uma isca de muita versatilidade. Exige atenção durante recolhimento ou locais de muita correnteza, pois o ideal é não sofrer giro.
Jigs: O jig é formado por anzol com cabeça de chumbo e uma cauda de penas ou pelos, que podem ser sintéticos ou naturais. É ótima para predadores e muito versátil no uso, podendo ser empregada em todas as profundidades – é só deixá-la afundar até o nível desejado e fazer o recolhimento de preferência: lento, rápido ou alternado.
Spinners e spinnerbaits: spinners são iscas pequenas muito eficientes com espécies também pequenas, como tilápias. Possuem uma haste central com uma colher de um lado, um peso ao meio e um anzol ao fim. As spinnerbaits, por outro lado, possuem uma configuração em V que conta com anzol com fios coloridos em uma extremidade e colheres giratórias na outra. As duas podem ser usadas em todas as profundidades – basta regular o recolhimento.
Rattlin: a rattlin é uma família grande de iscas com corpo achatado e pesos no seu interior. Afundam com rapidez e produzem vibrações que atraem espécies predadoras, por isso são ótimas para pesca de fundo.